quarta-feira, 1 de junho de 2011

4° Fichamento!!

Ficha de citação
Autores:
LAZZARIN, Helen Cristina; NAKAMA, Luiza  e  CORDONI JUNIOR, Luiz
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia. Saude soc. 2007, vol.16, n.1, pp. 90-101.



“É necessário que a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior seja revista em decorrência das demandas da sociedade e da implantação das diretrizes curriculares nacionais, neste contexto, analisamos a percepção de alunos do curso de graduação em odontologia da Universidade Estadual de Londrina a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendiz a  geração de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. O estudo revelou que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, o ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais para o mercado de trabalho; as estratégias de ensino-aprendizagem baseiam-se em exposições orais, e o método de avaliação consta de provas tradicionais teóricas e práticasagem.”(P-90)
Tem sido dada grande ênfase às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior com relação à qualidade das práticas pedagógicas que se desenvolvem no interior das instituições de ensino superior (IES), em decorrência das demandas da sociedade, considerando os cursos de odontologia (Raldi e col., 2003). Delors (2001) constata que há uma crise no ensino superior em grande parte do mundo em desenvolvimento que determina a necessidade de reforma da educação. Desde 1996, quando foi promulgada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC) tem conduzido discussões sobre o processo de formação de profissionais de diferentes áreas, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). As diretrizes devem ser necessariamente respeitadas por todas as IES, porém admitem certa flexibilidade visando à qualidade da formação oferecida aos estudantes (Brasil, 1997). Para Feuerwerker (2003), as propostas de mudança na formação dos profissionais de saúde norteadas pelas novas diretrizes curriculares estão orientadas à superação de alguns problemas que estão ocorrendo nas universidades, como a insuficiente produção de conhecimento e os problemas na formação profissional marcados pela especialização, pela fragmentação e pelos interesses econômicos. Para melhorar a qualidade da educação no ensino superior é preciso investigar os cursos superiores de formação profissional, pois, os estudos sobre pedagogia universitária são escassos.”(P-93)
“Como em qualquer curso superior, a qualidade do ensino de odontologia está relacionada a um adequado modelo pedagógico da universidade e do curso. Além disso, a qualificação e a atualização permanente (tanto técnica quanto didático-pedagógica) do corpo docente são essenciais para proporcionar uma formação Investigar o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em odontologia implica em explorar as percepções experimentadas pelos alunos deste curso. Assim, foram entrevistados os alunos do quinto ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entendendo que os formandos estão mais aptos a discorrer sobre seu processo de formação acadêmica por terem passado por todos os estágios educacionais e por terem tido contato com um número mais amplo de docentes durante o curso.generalista, humanista, crítica e reflexiva.”(P-94)
“De acordo com Cunha (1998), a forte presença do paradigma da ciência moderna na sociedade ocidental favoreceu a forma tradicional de currículo, segundo a qual espera-se que o professor de ensino superior seja a principal fonte do conhecimento, além de apresentar as informações fidedignas e organizadas. Esse paradigma foi construído sobre o conceito de racionalidade, com o intuito de dominar a natureza, subjugá-la ao ser humano, negando o pensamento dominante até o renascimento, de que a fé e a natureza eram as grandes forças universais. As conseqüências do modernismo científico favoreceram o desenvolvimento da civilização européia que ganhou poder para conquistar o mundo, fazendo surgir novos valores e objetivos.”(P-97)
“ Expandiram-se o comércio e as conquistas, e o trabalho humano começou a ser medido em termos de produtividade. Essa racionalidade presidiu e ainda preside a concepção epistemológica do pensamento convergente e a pedagogia da resposta única, que não desafia os alunos com questões significativas, tornando a educação trivial, quase um rito insignificante de passagem para a vida adulta.”(P-97)
“ A formação de indivíduos competentes tecnicamente para o mercado de trabalho se deve ao fato de o planejamento de ensino atual ser feito com base no conteúdo da matéria e não com base na transformação e no crescimento do aluno e na satisfação das necessidades da sociedade. Deve-se também ao fato de o planejamento ser feito sem se realizar levantamentos e pesquisas sobre as exigências atuais e futuras do mercado de trabalho e da transformação da sociedade e sem se estabelecer projeções e previsões sobre as necessidades mais amplas da comunidade (Bordenave e Pereira, 2002),Conseqüentemente, o profissional egresso deixa de ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, como preconizam as DCN (Brasil, 2002).”(P-98)
“Para comparação, pode-se citar o caso do curso de odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), baseado no currículo integrado, que permite maior flexibilidade curricular e adaptação a novas necessidades, evita repetições desnecessárias, dicotomias, superposições, dando ao aluno uma visão mais global e mais holística, enfatizando a formação humanítica cultural e a integração multiprofissional. O currículo integrado procura formar recursos humanos, levando em conta o contexto socioeconômico, cultural e político da região e do país, a situação epidemiológica, a realidade dos serviços de saúde e do exercício profissional (Conrado e col., 2004). O perfil profissional que esse curso forma refere-se a um ser integral e integrado no contexto da saúde e da sociedade, atento às realidades sociais e ao mercado de trabalho. O curso de odontologia da UEM vem cumprindo antecipadamente, desde 1992, o que há de essencial na LDB bem antes da sua promulgação, em 1996, e nas diretrizes curriculares nacionais, anterior à sua implantação (Hidalgo e Conrado, 2004).”(P-99)
“Transformar o processo de educação de cirurgiões-dentistas é complexo e dinâmico e requer mudanças nas concepções de saúde e educação e suas práticas, nas relações entre cirurgiões-dentistas e população, entre cirurgiões-dentistas e demais profissionais de saúde, entre docentes e discentes.”(P-101)


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